DESCOBRINDO O SUBTOM DA SUA PELE



Quantas vezes vemos uma amiga com um vestido vermelho que fica perfeito nela e quando colocamos fica estranho em nós? Parece que nao combinou? Ou uma base, um batom ou uma sombra?

Isso ocorre quando determinada cor nao esta de acordo com o subtom de pele que temos ( frio, quante ou neutro) .

Nao basta so identificarmos o tom de pele, mas temos que saber tambem o subtom. Para dai podermos escolher a base correta, a paleta de cores que mais harmonica fica. Voce pode usar todas as cores, mas tera que saber qual é a adecuada ao seu subtom.

Por isso fiz esse post. Nao so para dizer a importancia do subtom, mas tambem para ajudar a descobri-lo.




O que são cores frias, quentes e neutras?


Para entender como funciona a extensa gama de cores de pele, primeiro você precisa entender o que são cores frias, neutras e quentes. Cores frias são tons azulados e rosados. Cores quentes são tons amarelados e alaranjados. E, por fim, cores neutras são tons que resultam de uma mistura de uma cor quente com outra fria, como tons como cinzas, beges, marrons e verdes. Mas, fique atenta(o), dependendo da intensidade da cor quente ou fria na mistura, o tom naturalmente irá tender pra um frio ou quente. Para entender melhor, dá uma olhada nesse círculo de cores auto explicativo que desenhei.


Tom de pele

Vale, ja entendemos o que sao cores frias, quentes e neutras. Agora vamos para uma coisa basica e mais facil de ser identificada: o TOM de pele. Que é : clara, media ou escura


Vaaale... agora que voce ja sabe o que sao cores quente, frias e neutras , e sabe tambem quais sao os tons de pele, vamos aprender o que é o tal do subtom.


Subtom nada mais é do que a cor de fundo da pele (amarelado, azulado, neutro, esverdeado…), enquanto a predominante é o seu tom (claro, médio ou escuro). E é muito importante lembrar aqui que o subtom da pele não tem nada a ver com etnia, ou seja, ao contrário do que muita gente pensa, não é porque seu tom é escuro que você possui necessariamente o subtom quente, e não é porque seu tom é claro que você possui subtom frio, e por aí vai.


Veja alguns exemplos:



Como identificar o subtom


Por fim vamos ao que realmente queremos saber. Como posso identificar o meu subtom de pele?


1 – Observando a coloração das veias: Todo mundo já sabe que as nossas nas veiam correm sangue vermelho, coloração essa devido à hemoglobina presente no mesmo. Agora imagine a junção desse tom vermelho das veias com a camada de pele e gordura bege/amarelada por cima, mais os pigmentos secundários dela que falamos anteriormente (azulados, avermelhados e amarelados), e resulta em cores de veias diferentes a olho nu. Por conta disso, é possível identificar o nosso subtom a partir da observação da coloração das veias. Muito bom , né? Agora e observe as suas veias do antebraço ou pulso. Se elas são arroxeadas, o subtom é frio (veias vermelhas + pele bege com pigmento azulado = roxo). Se elas são verde-azuladas, o subtom é neutro (veias vermelhas + pele bege com equilíbrio de pigmentos que deixam ela também mais bege, assim se misturando o bege com o vermelho somente = verde-azulado). Se elas são amarronzadas, o subtom é quente (veias vermelhas + pele bege com pigmento amarelado = marrom). 



Importante saber também que, geralmente, quem possui subtom neutro fica um pouco perdido na hora de identificar, porque é uma coloração meio termo que pode confundir muita gente. Quem tem subtom neutro, às vezes as veias parecem roxas, outras parecem verdes. Isso quer dizer que voce tem um subtom neutro .





2 – Comparando a pele com sombras cintilantes ou iluminador: Outra forma, menos popular, é aplicar tons de sombras cintilantes ou iluminador no braço analisar com qual cor a pele se parece mais. Use sombras, de preferência cintilantes, nas cores rosa claro, bege claro, dourado e verde claro. Observe bem elas na pele e a que “desaparecer” mais possivelmente é o seu subtom.






Bom, por enquanto isso é tudo, tudo que precisa saber para o proximo post que te ajudará a escolher as cores e tons mais harmonicos para voce ;-)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opnioes sao sempre bem-vindas