SIGNIFICADO DAS TATUAGENS



Muitas vezes vemos tatuagens lindas, mas nao paramos para prestar atençao no seu significa. Alem da beleza da tattoo, é muito importante a mensagem que voce quer passar com ela

Veja a seguir, os varios desenhos e seus significados mais profundos.



FLOR DE LOTUS


A flor de lótus está relacionada, acima de tudo, à vida. Por ser uma flor que nasce do lodo, do pântano, ela também simboliza a superação, a força, a capacidade de passar pelas dificuldades e ver o lado positivo da situação. No budismo, ela também é associada à pureza e despertar da espiritualidade, por nascer perfeitamente de um local inesperado.



SIMBOLO DO INFINITO




O símbolo do infinito, representado pelo sinal , teve sua origem para uso numérico. Além disso, o símbolo do infinito também é comparado a Ourobouros, uma cobra da mitologia que come a sua própria cauda, e assim não é possível identificar seu início e nem o seu fim. Para os cristãos, representa Jesus Cristo e é um símbolo de seu eterno amor.

Embora seja tradicionalmente um símbolo matemático, o símbolo do infinito passou a ser usado pelos românticos para representar o amor sem fim. E então passou a ser um dos desenhos preferidos na hora de fazer uma tatuagem que represente amor, amizade ou qualquer outro sentimento que se espera que seja eterno.



AGUIA


A águia é um dos desenhos mais usados quando o assunto étatuagem. Geralmente escolhida em sua maioria por homens,simboliza força, grandeza, poder e mais uma infinidade de coisas, conforme veremos a seguir. A águia é um símbolo importante em diversas culturas e, consequentemente, é uma excelente escolha quando se considera um desenho para uma tatuagem.

Nos Estados Unidos, as águias são consideradas um símbolo do patriotismo por muitos, e às vezes são desenhadas com as cores da bandeira americana para reforçar ainda mais essa ideia.

Para muitos cristãos, a águia é um animal abençoado por sua visão aguçada, o que pode representar a visão a partir de uma perspectiva espiritual, como se o animal pudesse ter a mesma visão que Deus, observando a tudo e a todos como uma forma de proteção. Tudo isso faz com que a águia seja uma escolha bastante popular para tatuagens.


ANCORA



Assim como no mar a âncora é sinônimo de firmeza para a embarcação, uma tatuagem com esse desenho pode representar firmeza, segurança, convicção, tanto física quanto ideológica. Em contrapartida, seu peso pode representar também um atraso, um fardo a ser carregado. A isso se ligam ideias de abrigo, proteção, apoio, estabilidade e confiança.


PASSAROS



Os pássaros são encontrados como símbolos em várias partes do planeta desde o Egito Antigo até as fantasias indianas. Em geral, têm uma forte ligação com a religião, o misticismo e o sobrenatural.

Em quase todas as culturas representa um símbolo de inspiração, mas pode ter outros significados como, por exemplo, na China que representa um órgão genital masculino. Quase sempre as tatuagens de pássaros são compostas por duas aves que têm a função de representar a dualidade da natureza.

Também podem ser representados dentro de outras tatuagens como, por exemplo, a da árvore da vida. As tatuagens mais populares de aves são as de ave do paraíso, beija-flor, aves de rapina (falcões, corujas,gaviões, águias, abutres), pavão, pomba entre outras.


BORBOLETA




A tatuagem de borboleta em uma mulher geralmente representa umespírito livre. Assim como as borboletas, a mulher floresce, e de menina se transforma em mulher, com o dom de criar uma nova vida.

Não importa em que parte do corpo a tatuagem é feita, ela serve como um portal para liberar e atrair as energias da vida, as essências da alma humana. A tatuagem de borboleta é um talismã que concentra o poder que está contido dentro de todas as mulheres.

Os tipos de mulheres que optam por tatuagens de borboleta são tão diversos quanto os tipos de asas das borboletas. Essas mulheres podem ser criativas, encantadoras, pacientes, atentas, inteligentes e em sintonia com a natureza.

As cores que podem ser usadas nas asas da borboleta são as mais variadas possíveis, o que torna o desenho altamente personalizável. Cada mulher pode escolher o tipo e as cores da borboleta de acordo com o seu estilo.


CARPA


Muitas pessoas escolhem a carpa para sua tatuagem apenas pela beleza do desenho, entretanto, outras escolhem pela bela e tradicional simbologia. De acordo com a cultura japonesa, a carpa é um animal que precisava atravessar toda a China para conseguir por os seus ovos. Eram corredeiras, pedras e cascatas que precisavam ser superadas pelo peixe. Ao final, se ela sobrevivesse, iria se transformar em um belo e poderoso dragão.

Ao tatuar uma carpa apontada para cima, ela estará simbolizando a força para lutar e alcançar os objetivos. Já quando ela está apontada para baixo, simboliza os objetivos e sonhos que já foram realizados.


COROA


Aqui estão alguns dos significados para a tatuagem coroa:
Liderança
Autoridade
Poder
Imortalidade
Legitimidade
Justiça
Inspiração Divina
Cristandade
Jesus
Autodomínio

Além dos usos já citados, a tatuagem de coroa também é bastante usada combinada com a imagem de um leão. O leão é considerado o rei da selva e a coroa é um símbolo da realeza. Pode-se optar por estatatuagem por causa do signo do zodíaco de mesmo nome ou pelo que ela pode representar, que é a força e a liderança. Geralmente, as imagens de coroas costumam possuir detalhes em joias, o que reforça ainda mais a ideia de força e imponência da peça.

Uma forma de dar um significado especial à coroa é tatuá-la juntamente com o nome de uma pessoa especial. Assim, o desenho estará representando a importância que esta pessoa tem em sua vida, e que é um verdadeiro(a) rei/rainha para você.


CORUJA


A imagem da coruja sempre remete à noite. Por ser um animal que dá as caras no escuro, sua atenção e vigília constantes precisam ser capazes de ir além das trevas. É tão atenciosa como uma “mãe coruja”, a ponto de só piscar um olho – sim, corujas só piscam um dos olhos. Aliás, seus grandes olhos corroboram com a imagem da percepção apurada – a coruja veria o que os outros não veem, uma espécie de intuição capaz de ver além de todo fingimento e alcançar o “real”. Há até quem diga que o animal é portador do “terceiro olho’.

Muito por conta de ser aquela que conhece os segredos da noite, além de ser ela própria um segredo noturno, também simboliza a sabedoria, sendo muito associada ao conhecimento da filosofia. Outro aspecto relacionado ao espírito da coruja é como anunciador da mudança, mudança esta que comumente é vista como a morte literalmente, mas que pode ser metafórica, uma transição de vida mesmo.


ESTRELA


Há várias razões e significados por trás das tatuagens de estrela. Um dos significados mais comuns é de esperança, como se a estrela fosse o seu objetivo e você deve ter determinação para alcançá-la.

Tatuagens de estrela podem representar uma mudança significativa na vida de alguém ou um desejo de atingir metas altas. Entretanto, como com qualquer outra tatuagem, as estrelas não precisam, necessariamente, ter um significado especial, você pode escolher o desenho apenas por achá-lo bonito.



FENIX


Ficando atrás apenas da águia quando se trata de tatuagens, a Fênix é um ser pertencente a mitologia grega. Se tornou um símbolo muito famoso por causa de sua história, quando morria, entrava em combustão e, tempos depois, ressurgia das próprias cinzas. Apesar de esta ser a interpretação principal, em diferentes culturas a Fênix pode ter vários significados.

As tatuagens de Fênix podem representar uma pessoa que, apesar de todas as dificuldades, conseguiu superar e “renascer das cinzas”. Entretanto, apesar de ter um belo significado, muitas pessoas optam por este desenho para fazer uma tatuagem por causa de sua beleza.

O local mais comum de se encontrar uma tatuagem de Fênix é nascostas, tanto de homens quanto mulheres. O local é um dos preferidos porque como se trata de um desenho com muitos detalhes, precisa de um espaço maior. A cor também é outro ponto forte datatuagem de Fênix, costuma-se usar tons fortes, como o vermelho ou fazer apenas em preto, comdetalhes sombreados.



FADA


Como acontece com qualquer tatuagem, o seu significado exato é, muitas vezes, dependente da pessoa que a ostenta. No mundo de hoje existem poucos símbolos que têm um significado universal. Afinal, o significado e o simbolismo dependem de opiniões pessoais e crenças. Entretanto, há algumas características sobre as fadas que podem nos mostrar um pouco de seu significado.

A palavra “fada” vem do latim “fata”, que significa destino. Portanto, umatatuagem de fada pode representar as diferentes fases da vida ou podeservir como um lembrete de sua juventude. As fadas encontradas na literatura simbolizam a exuberância da juventude e da imaginação e podem significar uma pessoa que deseja manter sempre viva a criança que há dentro de si.

A tatuagem de fada poderá expressar a sua individualidade e personalidade. E, por isso, é importante que ela tenha características que combinem com o seu estilo. Existem desenhos de fadas em estilos maisromânticos, góticos, descolados, basta encontrar um que combine com você.



GATO


Muitas ideias diferentes são relacionadas aos gatos como, por exemplo, a independência, liberdade de pensamento, capacidade de cair de alturas bastante elevadas sem problemas, recuperação rápida, entre outras. Dessa forma, quando se opta por uma tatuagem de gato se está escolhendo uma imagemcheia de simbolismo.

De acordo com estudiosos, os gatos surgiram no planeta há mais de 50 milhões de anos na forma de carnívoros pequenos e hábeis. Sempre fazendo parte da história dos humanos.



HAMSA OU MAO DE FATIMA


O desenho varia de uma cultura oriental para outra, bem como seu significado. Em geral, as pessoas utilizam o Hamsá como um símbolo de proteção que representa a benção, poder e força. Sua maior utilização se dá como um amuleto que torna aquele que o possui imune ao mau-olhado.

Além disso, a “Mão de Fátima” também pode representar feminilidade e acredita-se que ela ajuda a aumentar a fertilidade das mulheres.




PIMENTA




Símbolo de Sexualidade

A pimenta é um alimento bastante ardido e quente, o que tem forte conotação sexual. Por isso mesmo, esse alimento é por vezes tatuado com o objetivo de fazer uma inferência de sensualidade ou sexualidade.

Esse possível significado se torna mais forte quando representado em mulheres e algumas partes do corpo como pescoço, virilha, cóccix, nádegas, pés e seios. Dependendo da sua intenção representativa por meio da tatuagem de pimenta é interessante escolher um ou outro lugar do corpo.
Pimenta Como Símbolo de Proteção

É bem provável que você já tenha visto pessoas que cultivam pés de pimenta em casa para afastar o mau olhado. Saiba que nas tatuagens isso também é válido, esse alimento era bastante utilizado em amuletos na antiguidade que tinham como principal objetivo afastar os olhos dos invejosos.

Algumas pessoas optam pela tatuagem de pimenta em alguma parte do corpo como uma forma de estarem protegidas contra o olho gordo dos outros. Os pulsos são lugares ótimos para a representação da pimenta com o objetivo de proteção, pois ajudam a “fechar” o corpo.
Pimenta Como Símbolo de Benefícios Para a Saúde

Grande parte das pessoas pensa que a pimenta pode fazer muito bem para a saúde atuando como expectorante, descongestionante nasal, preventora de enfartos, protetora da parede do estomago e muitas outras funções. Dessa forma, muitas pessoas tatuam pimentas num sentido de proteção da saúde.

As partes do corpo mais interessantes para tatuagens de pimentas nesse sentido são próxima ao coração, nas costas e pés.
Outros Significados de Tatuagens de Pimenta

Uma tatuagem de pimenta pode estar ligada a outros significados como, por exemplo, sorte e prosperidade, bom humor, indicativa de bons relacionamentos amorosos e muitos outros. Tudo vai depende do que você deseja representar.




ROSA


A rosa é a flor de maior simbolismo na cultura do ocidente. Para se ter uma ideia, essa flor é consagrada a várias Deusas, dentre elas Afroditee Vênus (deusa grega e romana do amor e da beleza). As rosas podem ser encontradas em várias cores e cada uma delas tem um significado diferente.

Porém, muito mais que dizer que rosas vermelhas significam paixão ebrancas a paz, vamos falar a fundo do significado das rosas nas tatuagens. Na essência de seu significado as rosas carregam a ideia deamor, porém, é um amor puro diferente de tudo.

Vale dizer que os antigos gregos acreditavam que as rosas eram todas brancas e que um dia, quando Afrodite se picou num espinho o seu sangue acabou por tingir as pétalas brancas de vermelho. As rosas surgiram na Pérsia, onde eram consideradas flores masculinas, e, após observar mais a fundo as suas formas, percebeu-se que tinham todo um ar e estilo feminino. Em um passado menos distante, as tatuagens de flores eram bastante comuns em marinheiros na década de 1940, porém, fazendo honra as suas esposas e namoradas que ficavam em terra firme.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opnioes sao sempre bem-vindas