ROACUTAN: CONHEÇA MAIS SOBRE O PRODUTO QUE COMBATE A ACNE

Ola amores
Voces ja devem ter ouvido falar do ROACUTAN, que é um remedio usado no tratamento de acne. Tire suas principais duvidas sobre o produto e veja depoimentos de quem ja usou.



Se você sofre ou já sofreu, em alguma fase da sua vida, com o surgimento de espinhas, certamente já ouviu falar sobre o Roacutan® – um dos nomes comerciais do princípio ativo Isotretinoína. Isso porque o medicamento é considerado, de forma geral, o tratamento mais eficaz no combate à acne.

Mas, vale ressaltar, o uso da Isotretinoína é indicado somente em casos graves de acne, e exige acompanhamento médico, além de dedicação do paciente, para que o tratamento ofereça resultados realmente positivos.


O que é o Roacutan? Quais são suas indicações?

Roacutan é o nome comercial do medicamento cujo princípio ativo é a Isotretinoína. Ele é fabricado pelo laboratório Roche.


“Isotretinoína é uma substância medicinal derivada da vitamina A, usada mais comumente para o tratamento da acne severa, porém, que também pode ser empregada no tratamento de outras doenças dermatológicas”, explica Elisabete Dobao, médica pós-graduada em Dermatologia, professora de Dermatologia Sanitária da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e membro da Academia Europeia de Dermatologia.

A Isotretinoína é muito indicada em casos graves de acne, especialmente quando existe formação de nódulos, cistos e abscessos. Porém, em alguns quadros de acne moderada que não responde aos demais tratamentos, pode ser indicado o uso do Roacutan.

Elisabete Dobao explica que a Isotretinoína pode ser indicada para ambos os sexos, inclusive para adolescentes, com idade íntima a ser avaliada pelo médico assistente. A decisão pelo uso da Isotretinoína deve ser tomada sempre em conjunto com o dermatologista e com os familiares do paciente quando este for menor de idade.


Como a isotretinoína age contra a acne?


Elisabete Dobao explica que a Isotretinoína age, basicamente, reduzindo razoavelmente o tamanho das glândulas sebáceas e mais fortemente a quantidade de óleo que elas produzem. “Como as bactérias da acne vivem nesta secreção oleosa, seu número também diminui bastante”, diz.

“O medicamento também retarda a produção das células da pele dentro do poro, fazendo com que eles não fiquem obstruídos, e tem propriedades anti-inflamatórias”, destaca a médica.
Efeitos colaterais do tratamento

“O principal efeito colateral e o mais temido é a teratogenicidade (defeitos no embrião), por isso a proibição de engravidar durante e após algum tempo do tratamento”, destaca Elisabete Dobao.

Ainda de acordo com a médica, os efeitos colaterais mais frequentes são:
ressecamento da pele;
ressecamento dos olhos;
ressecamento dos lábios;
queda de cabelos;
sangramento de nariz;
sangramento de gengivas.

Também estão entre os possíveis efeitos colaterais, de acordo com a médica Elisabete:
dores de cabeça;
dores musculares;
aumento das enzimas hepáticas e lipídeos sanguíneos;
depressão, entre outros.
Como lidar com os efeitos colaterais?

Elisabete Dobao aponta algumas medidas que ajudam a pessoa a lidar com os efeitos colaterais da Isotretinoína:
Uso de método anticoncepcional bem estabelecido e 100% confiável;
Uso de hidratação corporal, labial e oftálmica;
Uso de protetor solar.

“Todos os outros sintomas serão cuidadosamente avaliados pelo médico para definir seu grau de importância e a necessidade de interrupção do tratamento”, destaca a dermatologista.

Cuidados durante o tratamento com o Roacutan


Elisabete Dobao destaca que, no caso das mulheres, os principais cuidados são: ter um método anticoncepcional bem estabelecido e 100% eficaz, além da realizar de testes sorológicos mensais para diagnóstico de uma possível gravidez.

Ainda de acordo com a dermatologista Elisabete, tanto para mulheres, como para homens, é fundamental o controle com exames sanguíneos para avaliação das taxas de lipídeos, testes hepáticos e hemograma, no período indicado pelo médico que acompanha o tratamento.

“Também é muito importante o uso de hidratantes corporais, labiais, colírios, proteção solar e abstinência de bebidas alcoólicas”, acrescenta a médica.
Contraindicações da isotretinoína

Elisabete Dobao explica que o uso do Roacutan/Isotretinoína é absolutamente contraindicado em mulheres que estejam desejando engravidar ou que não usem métodos anticoncepcionais com 100% de eficácia.

“É contraindicado também para pacientes em que os exames complementares indiquem uma inadaptação à medicação”, acrescenta a médica.

Depoimentos de quem já fez tratamento com o Roacutan


Stephanie Noelle, 24 anos, jornalista e blogueira do Chez Noelle, fez o tratamento com o Roacutan em 2012, por 5 meses. “Isso porque eu tenho alergia a ácido salicílico e não conseguia fazer nenhum tratamento mais potente com cremes específicos pra acne, então minha dermatologista sugeriu o medicamento. Cheguei a fazer uso de antibióticos também, mas tive reações… Então tomei o Roacutan, quando tinha 22 anos”, relata.

Para Stephanie, os resultados foram bem positivos. “Hoje, é muito difícil aparecer espinha no meu rosto, e a textura da pele também melhorou muito”, diz.

Em relação aos efeitos colaterais, a jornalista conta que teve ressecamento da pele, como um todo. “Cabelo, lábios, corpo, tudo ficou muito seco e eu tive que usar muitos produtos para aliviar a sensação de ressecamento”, diz.

“O fígado também fica muito sobrecarregado, então não dava pra comer coisas mais gordurosas ou frituras sempre. E quando eu comia, às vezes, sentia enjoos. Mas fui bem responsável, fiz tudo o que a médica mandava: não bebia, não saia de casa sem protetor solar, e realmente hidratava bastante meu corpo e meu rosto”, relata Stephanie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opnioes sao sempre bem-vindas