POROS: COMO FECHA-LOS?



Ola amores
 Ninguem gosta de ficar com esses "furinhos" no rosto né? Entao veja a seguir dicas de tratamentos feitos em centros de estetica e caseiros para diminuir os poros dilatados.


Falta de uniformidade, uma aparência mais gordurosa e brilhante da pele. Estas são, resumidamente, as consequências de ter poros dilatados – problema que atinge mais as mulheres e, principalmente, quem tem a pele oleosa.


A dilatação dos poros ocorre com mais frequência no verão, devido ao suor (que sai por meio dos poros), mas acontece também no inverno.

A boa notícia, porém, é que hoje existem boas opções de tratamentos para poros dilatados e dicas que ajudam a evitar o problema.

Mas, antes disso, é fundamental entender por que ocorre a dilatação dos poros. E todas essas informações você confere a seguir.

Fernanda Casagrande, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, explica que os poros dilatados podem ser um sinal de envelhecimento – assim como as rugas ou as manchas de idade – e são causados especialmente pelos danos cumulativos da radiação solar, os quais enfraquecem as “paredes” dos poros e deixam a pele com “ar envelhecido”.

Ainda de acordo com a dermatologista, os poros podem dilatar:
devido à produção excessiva de óleo pelas glândulas sebáceas;
devido ao acúmulo de resíduos na superfície da pele;
ou então em resultado à quebra da estrutura de colágeno da “parede” do poro, que acontece à medida que a pessoa vai envelhecendo.

Como tratar os poros dilatados


Confira quais são as principais alternativas para tratar os poros dilatados, de acordo com a dermatologista Fernanda:

1. Ácidos. A médica explica que o tratamento mais recomendado é o uso de ácidos, principalmente o ácido retinoico, diariamente em casa.

2. Peelings químicos. Esse tipo de tratamento é realizado em consultório e promove descamação, renovação celular e redução temporária da oleosidade.

3. Luz Intensa Pulsada. Esse é mais um tipo de tratamento realizado em consultório dermatológico. A luz pulsada é indicada, na maioria das vezes, quando o paciente, além dos poros dilatados, tem telangiectasias (microvasos) e manchas na pele, conforme explica a dermatologista Fernanda.

4. CO2 fracionado. Outra opção de tratamento realizado em consultório, o CO2 é geralmente indicado, de acordo com Fernanda Casagrande, para pacientes que já se submeteram aos tratamentos anteriores sem sucesso e para aqueles que também possuem cicatrizes de acne e fotoenvelhecimento.

Vale destacar que, dependendo do caso, o(a) dermatologista poderá avaliar a possibilidade de indicar o uso medicamento via oral Isotretinoína (Roacutan) – que diminui significativamente a oleosidade da pele.

Enfim, não faltam opções de tratamentos para combater a dilatação dos poros (ou seja, para “fechar os poros”), é fundamental então se consultar e conversar com o profissional que indicará a melhor forma de tratamento, levando em conta as particularidades de cada caso (tipo de pele, hábitos de vida da pessoa etc.).

Recitas caseiras para fechar os poros


1. Máscara facial caseira com ovo

A blogueira Neoma, do Muitas Feminices, compartilhou em seu blog uma receita caseira e simples para fechar os poros, dando um aspecto mais liso e bonito à pele. Confira:
Quebre um ovo e coloque em um recipiente somente a clara. (A gema não será utilizada);
Em seguida, deixe o conteúdo na geladeira até ficar frio (se você usar um ovo que já estava na geladeira, não precisa esperar esfriar);
Feito isto, aplique a clara no rosto limpo e enxuto;
Deixe agir por pelo menos 15 minutos;
Depois, lave o rosto.

2. Chá gelado de camomila
Use duas colheres (de sopa) de camomila;
Umedeça um algodão na camomila e coloque nas áreas em que os poros estão dilatados;
Deixe agir por 10 minutos;
Enxague as áreas com água.

Lembre-se: as sugestões acima são de receitas simples que podem ser feitas em casa com o intuito de tentar fechar os poros do rosto, porém, elas não devem excluir a consulta com o(a) dermatologista que indicará a melhor opção de tratamento para o problema.

Como disfarçar poros dilatados com maquiagem


Confira algumas orientações de como disfarçar os poros dilatados com o uso de maquiagem:

Lave o rosto: antes de começar a se maquiar, enxague o rosto com água fria.
Use primer: depois de lavar a pele com água gelada, comece por este produto que age como “tapa-buracos”, “nivelando” as imperfeições e disfarçando a “profundidade” dos poros.

Use pó: ele neutraliza o brilho da pele e a deixa com aparência mais uniforme.
Fuja dos produtos com óleo: busque por maquiagens com fórmula oil-free, caso contrário, sua pele ficará, provavelmente, mais oleosa e os poros, mais abertos.

Lembre-se de nunca dormir de maquiagem. Se fizer isso, seus poros ficarão cheios de resíduos e, provavelmente, mais dilatados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opnioes sao sempre bem-vindas