DIFERENÇA ENTRE HIDRATAR, NUTRIR E RECONSTRUIR O CABELO



Meninas, aposto que como eu, muitas de voces, nao sabiam, até esse exato post, a diferença entre hidratar, nutrir e reconstruir os cabelos. Veja a diferença, para que serve cada um desses processos e produtos indicados.






Muitas vezes no anseio de estar com um cabelo bonito e saudável saímos comprando um monte de produtos e acabamos não percebendo a diferença entre eles e sua real função. O primeiro passo para se ter um cabelo bonito e saudável é identificar suas reais necessidades.

É exatamente por falta desta análise do que seu cabelo realmente precisa, é que muitas vezes gastamos dinheiro com cremes e mais cremes e acabamos não ficando satisfeitas com o resultado. Ficamos morrendo de raiva do produto, e, na maioria dos casos, a culpa não é dele.

A primeira informação a saber: é que todo cabelo precisa passar pelas três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. A diferença é que uns precisam mais de uma etapa do que de outra, por exemplo, um cabelo com química (descoloração, alisamentos e progressivas) terá que ter mais reconstruções em tempos espaçados, do que um cabelo sem química, desta forma o cabelo com quimica terá que receber uma reconstrução uma vez por semana ou de 15 em 15 dias, já um cabelo mais saudável, apenas uma vez por mês, mas hidratação e nutrição semanal deve ser regra para todos os tipos de cabelo, se você quiser um cabelo saudável.

A segunda informação a saber: é que nunca se deve partir direto pra reconstrução sem que antes você tenha feito uma hidratação e uma nutrição nos cabelos.

Então vamos lá para as diferenças entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução:

Hidratação Simples – trata-se de uma reposição hídrica nos cabelos, reposiçao de agua.
Nutrição Capilar – é uma reposição lipídica dos cabelos, da oleosidade natural dos fios.
Reconstrução Capilar – é uma reposição proteica.


Você pode identificar qual produto se encaixa em qual função da seguinte maneira:


Hidratação

O que se consegue com a hidrataçao é a reposiçao dos liquidos e assim acaba resultando em cabelos mais maleaveis, macios e suaves.

Componentes que possui uma mascara Hidratante

Aloe Vera 
D-pantenol 
Extratos Naturais (nomes científicos de "plantas" que acompanham a palavra "Extract" ex: Rosemarinus Officinalis Leaf Extract)
Álcoois modificados (Ex: Cetearyl Alcohol, Cetyl Alcohol)
Glicerina 
Panthenol 
Proteína de Arroz (Hydrolized Rice Protein) 
Proteína de Aveia (Hydrolzed Oats) |
Proteína Hidrolisada da Soja (Hydrolized Soy Protein) |
Proteína da Seda (Hydrolized Silk Protein)
Semi di Lino
Derivados do Açúcar
Vitaminas

MASCARAS HIDRATANTES






Nutrição

A funçao da Nutriçao é devolver a oliosidade natural docabelo, dando a ele mais força e resistencia, tirando as pontas duplas e volume dos cabelos.


Componentes que possui uma mascara Nutritiva

Manteigas de Cacau (Theobroma Cacao Butter)
Manteiga de Tutano (Marrow Butter)
Manteiga de Cupuaçu (Cocoa Butter)
Manteiga de Abacate (Avocato Butter)
Manteiga de Macadâmia
Manteiga de Karité (Shea Butter)
Óleo de Argan (Argania Spinosa Oil)
Óleo de Oliva (Oliva Oil)
Óleo de Abacate (Avocato Oil)
Óleo de Coco (Coconut Oil)
Ceramidas

MASCARAS NUTRITIVAS





Reconstrução Capilar

Máscaras reconstrutoras são compostas por queratina, creatina, cistina, colágeno, aminoácidos e outras proteínas que irão selar as cutículas, diminuindo a porosidade dos fios, fortalecendo o cabelo e repondo a massa capilar.

Mas atenção, volto a dizer, você deve fazer primeiro uma hidratação simples com um creme para esta finalidade, depois uma nutrição, e só após, realizar uma reconstrução.



Componentes que possui uma mascara Reconstrutora


Queratina (Hydrolized Keratin)
Creatina (Creatine)
Colágen (Hydrolized Collagen Protein)
Arginina (Arginine)
Cisteína (Cysteine)
Elastina
Aminoácidos

MASCARAS RECONSTRUTORAS


Veja a seguir 3 Cronogramas



Depois que você sentir seu cabelo mais saudável, você pode diminuir a quantidade de hidratação, nutrição, mas a reconstrução é valido realizá-la pelo menos uma vez por mês.

Como identificar cada problema do cabelo?

Quando o cabelo precisa de hidratação – Quando ele está opaco e ressecado.

Quando o cabelo precisa de nutrição - Todo cabelo precisa de nutrição, mas é fácil perceber que está na hora de nutrir quando os fios estão com muito frizz, sem peso e sem brilho. A nutrição vai repor o equilíbrio lipídico e proteger os cabelos através de substâncias umectantes e emolientes.

Quando o cabelo precisa de reconstrução - quando a estrutura da fibra capilar é danificada após procedimentos químicos, ou devido aos desgastes ambientais, ou por causa do uso chapinhas e escovas, que resultaram em perda de massa capilar. O cabelo estara fraco e quebradiço.




Agora que vocês já sabem a diferença entre hidratação nutrição e reconstrução, ficou mais fácil cuidar dos cabelos. Experimente pelo menos por um mês fazer o esquema dos tres processos que você notará sim uma diferença no seu cabelo.

A palavra chave pra saber se o que você está comprando vai ser útil, é ler o rótulo do produto, e através de seus componentes você conseguirá identificar sua função.

Me contem o que acharam do post!

8 comentários:

  1. oi mayra
    adorei o post porque sempre achei que todas as mascaras serviam pra deixar o cabelo bonito so isso....kkkkk
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Greice, pois é, eu tambem. Nao faz muito tempo que descubri isso...hahahaha...

      Excluir
  2. Nossa que maravilhoso esse post, eu tb nao me ligava muito nisso de que se era hidratante ou nutritivo, agora ta mais facil pra saber o que comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Marjorie, agora da pra entender a variedade imensa de produtos.

      Excluir
  3. Perfeito esse post, ja tinha ouvido falar do cronograma capilar mas nunca via um blog que falasse como identifcar cada mascara.
    Eu tenho o cabelo loiro e esta super quebrado, qual cronograma eu tenho que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Isabela, seu cabelo provavelmente esta como o meu, entao nesse caso acredito que seu cabelo precisa de mais reconstruçao que outros tipos de cabelo ( nao se esqueça que é nescessario fazer hid. e nut. antes da reconstruçao) entao no caso se encaixaria melho pra voce o primeiro cronograma!
      Beijos flor

      Excluir
  4. Oi Mayra sou uma maniaca por cabelos, na verdade eu sempre to fazendo cagada no meu cabelo, e esse foi o post mais completo que achei ate agora sobre o assunto!
    Beijos e sucesso nega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha... voce é como eu entao, sempre fazendo loucuras no cabelo. Obrigada pelo carinho!

      Excluir

Opnioes sao sempre bem-vindas