CURIOSIDADES SOBRE O BATOM


Encontrei essas pequenas curiosidades sobre o batom que muitas de nós nao sabiamos!






O usamos diariamente para ir ao trabalho, para uma ocasião especial ou para uma saída com as amigas. O batom é uma maquiagem que nunca falta na rotina de beleza de toda mulher e há uma grande variedade de tons para cada ocasião e estilo.


no entanto, e apesar de ser um produto de beleza que usamos diariamente, há muitas coisas que se desconhece sobre o batom.


Se usava na antiga Mesopotamia



Mesmo que não acredite, o batom não é algo da atualidade, os primeiros batons feitos pelo homem apareceram a mais de 5 mil anos, quando a mulher começou a descobrir as pedras preciosas e utilizar o pó para dar cor aos seus lábios.


Tem ingredientes curiosos





Alguns batons podem conter curiosos ingredientes como óleo de mamona ou escamas de peixe, que ajudam a dar brilho aos lábios. Inclusive na idade média se utilizava na idade média óleo de ovelha e raízes vermelhas pisadas.



O batom era mal visto





Na Europa na idade média, usar um batom era associado a ser uma prostituta e as mulheres de classe baixa. Essa má concepção do batom durou por muito tempo. Inclusive na década de 1700, o parlamento britânico declarou que os homens poderiam anular seu matrimônio se suspeitassem que sua mulher o havia atraído ao casamento pelo uso de batom e blush, associando assim a maquiagem como um elemento de bruxaria.



Foi parte do movimento feminista




Em 1912 no desfile sufragista de Nova York, Elizabeth Cady Stanton e Charlotte Perkins Gilman usaram batom como forma de significar a emancipação das mulheres. A partir dali, o batom é um grande símbolo da mulher, não só feminilidade, mas também de poder.


Grande momento de inovação




Em 1915, Maurice Levy foi o criador do tubo de batom moderno… enquanto que o tubo giratório que conhecemos hoje foi criado em 1923. Em 1930 a compania Max Factor lançou no mercado o primeiro brilho labial.


Quase foi proibido em Nova York




Em 1920, a Junta da Saúde de Nova York considerou proibir o batom devido a preocupação de que o produto poderia envenenar um homem que beijasse uma mulher que estivesse de batom. Algo tão descabido considerando que alguns batons contêm plomo.


Os homens se sentem mais atraídos




Segundo um estudo da Universidade de Manchester, o olhar dos homens se mantem por mais tempo em mulheres que usam batom. De acordo com a pesquisa, os homens passam em média 7,3 segundos olhando uma mulher com batom vermelho, e 6,2 segundos em uma mulher com batom rosa e nada mais do que 2,1 segundos para mulheres sem batom.

O batom é um produto que usamos diariamente em nossa rotina de beleza, mas, você conhecia essas curiosidades sobre ele? Sem dúvidas, o batom tem uma história muito interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opnioes sao sempre bem-vindas